segunda-feira, 29 de junho de 2009

Conhecimento: Reconstruir com dutos

Pergunta:

Como fazer com que aqueles que não tem acesso às tecnologias e, conseqüentemente, aos dutos, acompanhem e se beneficiem das mudanças no ambiente no qual o conhecimento existe?

Justificativa:

Assim como os monges copistas da Idade Média representavam uma minoria da população com acesso ao conhecimento e cultura do livros que copiavam, que incluíam algumas obras raras e outras preciosidades, é reconhecido que atualmente existe uma discrepância cultural/intelectual entre os que tem e os que não tem acesso às tecnologias. Temos uma parte da população, em sua maioria ricos e/ou de países ricos, que participa intensamente dessa nova era do conhecimento através, principalmente, da internet, enquanto do outro lado temos a outra parte da população, formada pelos mais pobres, que está de fora dessa transformação por não ter acesso à tecnologia.

Nessa perspectiva, enquanto o conhecimento é cada vez mais formado por diversas fontes em diversos suportes e estando cada vez mais amparado nas tecnologias, cresce o abismo entre a maneira como o conhecimento é formado, apropriado e transformado por aqueles que tem acesso e os que não tem.

Temos um contexto onde um grupo privilegiado acompanha, participa e atua nessa nova era do conhecimento enquanto outro grupo está a parte, do “lado de fora do trem”, enquanto poderiam, através, entre outras coisas, do acesso às ferramentas, se beneficiar de um volume e variedade de conhecimento aos quais seria inimaginável que tivessem acesso pelos meios tradicionais (bibliotecas, livros, enciclopédias). Adiciona-se a essas ferramentas o acesso aos condutores, que possibilitariam reconstrução do conhecimento nos ambientes atuais.


Um comentário:

  1. Resposta por Vinícius Pereira de Almeida :

    Um solução seriam políticas públicas de inclusão digital nas escolas, através de telecentros e programas voltados à busca, publicação e reconstrução do conhecimento na rede mundial de computadores. Essas políticas poderiam focar na troca de conhecimento e informações através da participação das pessoas em redes sociais integrando usuários de diferentes regiões de um estado, país e até mesmo do mundo.

    Sugiro ser elaborada e experimentada toda uma nova didática voltada para Reconstrução e Recombinação do conhecimento aproveitando esse ainda novo, mas que não será para sempre novo, ambiente no qual o conhecimento está inserido e que proporciona toda essa mudança no ambiente do conhecimento que você citou na pergunta.

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